segunda-feira, 31 de março de 2008

O Texto Dramático

Olá a todos!
Com o início do novo período, começamos um novo momento curricular. O texto dramático. Vejam este vídeo e digam de vossa justiça o que acharam...
Amanhã conversamos!
http://www.youtube.com/watch?v=3OnTfJCPovU

terça-feira, 4 de março de 2008

Ficha de Trabalho sobre a subordinação

EXERCÍCIO: Subordinação e pontuação

1. Nas frases seguintes identifica as orações subordinadas.

A rapariga que eu vi no teatro não era a tua amiga.

Ele pediu-te que não fumasses tanto.

Quando te encontrei no cinema, não te conheci.

Apesar de estar mau tempo, o Pedro foi passear de barco.

A Manuela foi à praia, embora estivesse frio.

Os escuteiros que ajudam velhinhas são bons rapazes.

Os escuteiros, que ajudam velhinhas, são bons rapazes.

A criança cujo pai está doente falta hoje à escola.

Já que fazes bolos bons, encomendo-te um bolo de chocolate.

A Eva disse que queria uma boneca no seu aniversário.

O professor falou alto para que os alunos o ouvissem.

Se estudasse mais, o José teria melhores resultados.

Quem não treina o suficiente perde certamente o jogo.

Que o Luís tenha reprovado o ano surpreendeu os seus pais.


2. Verifica o seguinte, para cada uma das subordinadas:

2.1. A oração subordinada é o sujeito ou o complemento de um verbo;

2.2. A subordinada pode ser deslocada para diferentes posições na frase complexa (anteposta à subordinante ou posposta à subordinante).

Exemplos

a. Se estudasse mais, o José teria melhores resultados.
b. O José teria melhores resultados, se estudasse mais.

Para o Teste

Olá a todos!

Hoje gostei muito da nossa aula. Estavam todos bem animados, apesar dos conteúdos não serem fáceis... Mas tenho a certeza que os compreenderam e vão efectuar uma boa prova.

Deixo-vos algumas notas que devem ter em conta para a realização do teste.

Então cá vai:
  • Levar folha de teste;

  • Ler os excertos abordados em aula do conto "A Saga" de Sofia de Mello Breyner Andresen;

  • Estudar a construção de uma carta formal e informal;

  • Estudar a subordinação;

  • Ver figuras de estilo.

Não será muito para a minha melhor turma, não é campeões??

Até amanhã... saudações académicas!! MC


domingo, 2 de março de 2008

Ficha de Trabalho

Atenta no seguinte excerto do conto A Saga de Sophia de Mello Breyner Andresen.

No fundo da quinta, para os lados da barra, Hans mandou construir uma torre. Segundo disse para ver a entrada e a saída dos seus barcos. Daí em diante, de vez em quando, à tarde, em vez de trabalhar no escritório, trabalhava no quarto da torre onde recebia os empregados e as pessoas que o procuravam. Consigo às vezes levava Joana, a neta mais velha, que achava na torre grande aventura e mistério, e a quem ele ensinava o nome e a história dos navios. Depois, quando queria trabalhar, dava à neta lápis e papel para que ela desenhasse enquanto ele se debruçava sobre contratos, cartas, livros, contas, relatórios. Mas Joana desenhava pouco. Levantava a cabeça e fitava intensamente Hans pois algo na sua cara a fascinava e inquietava. E via então que também ele não trabalhava: para além da barra, para além da rebentação, os seus olhos fitavam os verdes azuis do horizonte marítimo. - Avô – disse Joana – porque é que está sempre a olhar para o mar? - Ah! – respondeu Hans. – Porque o mar é o caminho para a minha casa. E os anos começaram a passar muito depressa. E uma certa irrealidade começou a crescer.
Hans agora já não viajava. Estava velho como um barco que não navegava mais e prancha por prancha se vai desmantelando. Tinha as mãos um pouco trémulas, o azul dos olhos desbotado, fundas rugas lhe cavavam a testa, os cabelos e as compridas suíças estavam completamente brancas. Mas era um velho imponente e terrível, alto e direito em seu pesado andar, autoritário nas ordens que dava e sempre um pouco impaciente e taciturno. Quando adoeceu para morrer, ia Novembro perto do fim. As camélias brancas estavam em flor, levemente rosadas, macias, transparentes. Algumas lhe trouxeram ao quarto, apanhadas à beira do roseiral. (…) Durante seis dias, Hans sereno e consciente pareceu resistir. Mas ao sétimo dia a febre subiu, a respiração começou a ser difícil e na sua atenção algo se alterou. (…) - Quando eu morrer – pediu Hans – mandem construir um navio em cima da minha sepultura. - Um navio? – murmurou o filho mais velho. – Um navio como? - Naufragado – disse Hans. E, até morrer, não falou mais.

1. No excerto estão presentes dois momentos da vida de Hans. Indica-os.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________2. Apresenta os motivos reais que terão levado Hans a construir uma torre no fundo da quinta.____________________________________________________________________________________________________________________________________________3. Conversando com Joana, Hans explica-lhe o que representa para ele o mar.3.1. Foi sempre este o significado que Hans atribuiu ao mar? Ou, pelo contrário, houve alteração no modo de o encarar? Justifica a tua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________4. Retira do excerto um exemplo de descrição.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5. Identifica as figuras de estilo presentes nas seguintes frases:
a) “o mar é o caminho para a minha casa” _________________________________
b) “Estava velho como um barco que não navegava mais e prancha por prancha se vai desmantelando.” _________________________________ 5.1. Explica a razão do narrador, na segunda figura de estilo, aproximar Hans de um barco.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6. Hans fez um último pedido antes de morrer.
6.1. Que significado atribuis a esse pedido ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________7. Explica o título do conto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1.

Atenta no seguinte excerto:

“Em Novembro as primeiras camélias eram de um rosa pálido e transparente e mantinham-se direitas e rijas na haste. Os seus troncos largavam nos dedos um pó escuro que as crianças limpavam ao bibe.(…)No fundo da quinta, para os lados da barra, Hans mandou construir uma torre.(…) Consigo às vezes levava Joana, a neta mais velha, que achava na torre grande aventura e mistério, e a quem ele ensinava o nome e a história dos barcos.Depois, quando queria trabalhar, dava à neta lápis e papel para que ela desenhasse enquanto ele se debruçava sobre contratos, cartas, livros, contas, relatórios.”

1.1. Preenche a seguinte tabela com as palavras destacadas.

NOMES
ADJECTIVOS
VERBOS


1.2 Reescreve todos os adjectivos no grau superlativo absoluto sintético.

Nome: __________________________________ Nº _________