quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O que é um Blog?

Entende-se por blog como sendo uma página Web que pressupõe ser frequentemente actualizada , através da colocação de mensagens ou "posts".

Foi criado em finais dos anos 90 com a designação de Weblog - registo diário na Web, tendo rapidamente sido simplificado para blog e em Português, blogue.As mensagens colocadas no blog podem ser imagens, textos, links para sites de interesse para o blogger, entre outros formatos. São depois ordenadas cronológicamente, sendo, normalmente, apresentadas em primeiro lugar as mensagens mais recentes. É também disponibilizado um índice de entrada e pode conter apontadores para outros sites.

Devido à evoluçao das tecnologias móveis, surgiu mais um neologismo associado ao blog, o moblog (mobile e weblog), que consiste em publicar conteúdo na Internet através de um dispositivo móvel como o telemóvel ou o PDA.O blog encontra-se aberto a todos os cibernautas e como permite aos visitantes deixarem as suas mensagens, acabou por se tornar num fácil e popular meio de comunicação.

Existe uma grande polémica sobre quem foi o criador do blog, mas tudo aponta para Jorn Barger.Quais as funcionalidades de um blog?Os blogs podem ser utilizados das mais variadas formas: como portefólios digitais de trabalho escolar realizado, como espaço de representação e presença na Web de escolas, departamentos, associações de estudantes.

Há blogs que são constituídos como forma de abordar uma disciplina específica ou várias disciplinas, ou então, como diário on-line (que foi a primeira funcionalidade que lhe foi atribuída). Quais as potencialidades pedagógicas associadas a um blog?O blog é mais um meio electrónico que a educação tem disponível. São, sobretudo, facilitadores de interacção, que pode ajudar alunos e professores a comunicarem mais e melhor.Para além disso, ao publicar informação num espaço que está acessível a todos e não só a algumas pessoas, aumenta a responsabilidade do aluno sobre aquilo que quer comunicar com o exterior.

Na construção e manutenção do seu blog, o aluno terá de procurar sites dentro do seu campo de interesse, proceder a uma análise do seu conteúdo, para depois poder averiguar a veracidade e credibilidade dos sites a inserir no seu blog. Desta forma, criam-se as condições necessárias para a formação de um a comunidade de aprendizagem em torno de um tema que interessa a todos os membros, o que multiplica as possibilidades de se encontrar mais soluções ao possibilitar a intervenção e o diálogo com mais pessoas.

Características das aprendizagens das comunidades de blogs:

A aprendizagem acontece a partir de múltiplas perpectivas, graças aos vários contributos.
- A leitura regular de weblogs com qualidade permite novas aprendizagens, porque apresentam novas perpectivas.
- Promove uma reflexão sobre a própria aprendizagem.Alguns blogs estão a ser utilizados como caderno diário electrónico (e-caderno), portefólio e como fórum.Os que funcionam como e-cadernos são administrados directamente pelos alunos. Como qualquer texto publicado fica imediatamente partilhado na Web, fica arquivado, podendo ser lido e comentado em qualquer momento. Os textos ficam também acessíveis ao professor e aos colegas, que os podem ler, comentar, avaliar e sugerir ligações para os seus blogs ou para sites com temáticas pertinentes para os assuntos abordados. Os alunos podem rectificar rapidamente o texto de acordo com as sugestões recebidas, disponibilizando a nova versão online.

O e-caderno tem também a vantagem de evitar a perda de trabalhos e o de permitir que o aluno e o professor verifiquem o seu progresso.

Podia-se escrever muito mais acerca das potencialidades educaticas de um blog, mas o que aquio se pretende é apresentar os aspectos mais importantes.Um blog tem uma grande potencialidade, em várias vertentes. Tudo vai depender depois do uso que lhe quisermos dar.

Bons Trabalhos!

1 comentário:

Maria Clara Fonseca disse...

Obrigada pelo seu esclarecimento.